A Mastigação

A mastigação é o ato de se preparar o bolo alimentar para que caminhe ao estômago e é a primeira parte da digestão. É exercida pelos dentes por meio da ação dos músculos mastigatórios. Ela é feita unilateralmente, isto é, escolhemos um lado da boca para mastigar o alimento. Por ser unilateral, para que a boca cresça e se desenvolva por igual deve ser alternada, de um lado e do outro, como o andar com as duas pernas.

Na Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) o estudo e a ação sobre a mastigação são o ponto mais importante para a recuperação do equilíbrio do Sistema Mastigatório. Sua estrutura é muito complexa, pois envolve músculos, ossos, articulações e dentes.

A complexidade atinge maior grau se considerarmos que cada dente entra em contato com seu oponente, nas cúspides dentais – os engrenamentos dentais –, que podem ser consideradas articulação entre si. Assim, temos mais um enorme número dessas articulações, a oclusão dental.

Na mastigação encontramos todos esses elementos – ossos, músculos, articulações –, mas é importante estabelecer que o que rege a mastigação são os dentes, pois eles é que determinarão o equilíbrio e o funcionamento do Sistema Mastigatório.

Por esta razão, quando estão desequilibrados, causam as dores orofaciais, Disfunção Temporomandibular (DTM) e interferem no crescimento e no desenvolvimento.

A mastigação é extremamente importante, pois alimenta o ser humano e dá condições para que siga em frente alimentado.

O indivíduo sem dentes, portanto sem mastigação, não tritura o alimento, sua digestão fica comprometida e por isso uma série de problemas de ordem sistêmica poderá ocorrer.

Duas funções são consideradas básicas para que o indivíduo sobreviva: a respiração e a mastigação. Por isso, damos grande importância a ela e temos como objetivo, por meio da reabilitação e reequilíbrio da mastigação, proporcionar uma vida melhor aos nossos pacientes.