Bruxismo e briquismo

Bruxismo é o hábito noturno de apertar os dentes e rangê-los.

No briquismo ocorre atrito entre os dentes durante o dia – pode-se ranger ou não os dentes – e acontecem as mesmas consequências do bruxismo.

Em razão dos contatos prematuros e associados ao estresse, o paciente tenderá a querer inconscientemente desgastar esses contatos prematuros (para eliminar os traumas) e com isso se dará o bruxismo, ou ato de ranger os dentes dormindo. Acontece que, ao realizar as fricções, o paciente determinará outros pontos prematuros e também gerará carga acima do suportável em outras estruturas dentárias, articulares e musculares, muitas vezes gerando dor e cansaço muscular, fraturas dentais, perdas ósseas etc. Tanto o bruxismo quanto o briquismo causam desgaste dental.

Muitos pacientes chegam a ficar com os músculos que envolvem a mastigação superdesenvolvidos, sendo observados até pela face exterior. O bruxismo provoca dores musculares na cabeça, dores de cabeça e dor na região das Articulações Temporomandibulares (ATMs), além de poder acarretar reabsorções e perdas ósseas, perdas estas que determinarão problemas de mobilidade dental e problemas periodontais (de gengiva).

Os tratamentos que propomos para o bruxismo utilizam os aparelhos reabilitadores e os chamados desgastes seletivos, quando necessário. Pode ocorrer a necessidade de uma reabilitação da oclusão do Sistema Mastigatório, através de próteses, coroas ou restaurações, com o objetivo do reequilíbrio da mastigação.

A harmonia dos contatos prematuros, tanto na oclusão estática como na oclusão dinâmica (mastigação), é um fator importante para sua eliminação ou diminuição. O uso de placas de mordida também é recomendado, mas este procedimento será apenas paliativo, pois não reequilibra a oclusão e o Sistema Mastigatório.

Utilizamos em muitos casos aparelhos reabilitadores (geralmente Aparatologia Planas). Sua finalidade é diferente, pois, além de proteger os dentes, como a placa de mordida, tem a função de restabelecer o equilíbrio da mastigação e da oclusão.