Como identificar problemas ortodônticos e ortopédicos faciais

  • Observando-se a relação entre dentes, entre os primeiros molares e entre os caninos (Análise Dental)
  • Observando a relação óssea maxilo-mandibular (análise morfológica)

Classe I de Angle ou Normo-Oclusão

im_ipo_01Cúspide mésio vestibular do primeiro molar sup. Oclue com sulco vestibular do prim. Molar inferior.

 

 

 

 

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Boa relação postural, olhando-se de perfil, maxila e
mandíbula tem perfil reto

 

 

 

 

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A Maxila e a Mandíbula crescem e se desenvolvem por estímulos, o mais importante é a mastigação.

Se a relação dental não estiver correta, será comprometido o crescimento pois a mastigação não se dará corretamente.

Classe II de Angle ou Disto-Oclusão

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im_ipo_07Pela análise morfológica o queixo se encontra
visivelmente atrás

 

 

 

 

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im_ipo_07O perfil é convexo, a mandíbula mais atrás
que a Maxila.

Tratamento

O mais cedo possível, com aparelhos propulsores mandibulares, estimulando a Mandíbula para crescer à frente.

Resultado de caso tratado

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Classe III de Angle ou Mésio-Oclusão

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Sulco Vestibular (lateral) do Primeiro Molar Inferior oclue a frente da Cúspide Mésio-Vestibular(Anterior) do Primeiro Molar Superior.

Na análise do Perfil, o Indivíduo tem queixo proeminente, o perfil é concavo.

 

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O tratamento deve ser o mais rápido possível, desta forma agindo e alterando vetores de crescimento.

im_ipo_12Queixo para frente

 

 

 

 

im_ipo_13Molar inferior à frente, sem relação com cúspides superiores

 

 

 

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im_ipo_10O Perfil do Paciente é côncavo, queixo à frente.

Devemos sempre intervir quando identificamos o problema, se retardamos a intervenção, perderemos tempo precioso.

No momento preciso, teremos a força da Natureza, crescimento, ajudando na resolução do tratamento.

“A função faz o órgão que propicia a função”
Claude Bernard

A intervenção deve ser imediata para aproveitar o crescimento e reorganizá-lo.
Devemos segurar o crescimento mandibular e estimular o maxilar

Tipos de Intervenção

Aparelhos Removíveis e Ortopédicos, se possível cedo, quando a criança ainda tem grande potencial de crescimento e podemos reorientá-lo.

A cada momento que passa a resolução do problema é mais difícil.

Sobremordida

( Não permite que a boca cresça )

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A Sobremordida impede os movimentos de lateralidade, estímulos primordiais para o crescimento e desenvolvimento Maxilo-Mandibular.

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Mordida Aberta

( Ausência de contato dental anterior )

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im_ipo_21Na Mordida Aberta,a mandíbula não tem o anteparo da Maxila e cresce livremente.

A Maxila e a Mandíbulanão tem estímulo para desenvolver-se.

Geralmente há problema fono-articulatório, a línguaposiciona-se no espaço aberto, retroalimentando o problema.

 

 

Mordida Cruzada

( Relação invertida de oclusão )

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Este Diagrama demonstra como cresce e se desenvolve uma boca com mastigação unilateral predominante.

im_ipo_24A correção da Mordida Cruzada,quando realizada em dentes de leite, é extremamente rápida, importantíssima e sem uso de aparelhos.

Após, só com aparelhos

Após a correção da Mordida Cruzada, o paciente deve ter reorganizada sua Mastigação (que deve ser invertida), passa a ter estímulos para desenvolver e crescer harmoniosamente, reabilitando o sistema.