Dores de Cabeça e ATM: Tratamentos

Os tratamentos propostos variam de caso a caso.

Para fazermos um estudo, modelos são montados em um articulador para então se fazer uma análise da oclusão, finalizando com uma proposta de tratamento.

Usamos aparelhos reabilitadores Planas, ajustes oclusais (pequenos ajustes na superfície dental com o objetivo de harmonizar os contatos), próteses reabilitadoras ou uma reabilitação oclusal por meio de próteses. As restaurações também podem ser objeto de trocas, se necessário.

Aparelhos removíveis

Utilizamos muito este tipo de aparelho, principalmente os aparelhos removíveis equilibradores Planas, pois trabalham no restabelecimento e reorganização da oclusão e da mastigação. Com eles conseguimos também, por muitas vezes, dar uma nova condição no posicionamento dental e com isso alcança-se uma melhora na estética do paciente.

Próteses

Em muitos casos lançamos mão da substituição de próteses e restaurações já existentes, ou de dentes sem próteses que as necessitem. A finalidade dessas próteses e restaurações é para se restabelecer o plano oclusal, “oclusão”, atuar em sobremordidas, organizar a mastigação, enfim, restabelecer o equilíbrio funcional, dando uma nova relação equilibrada entre os dentes da maxila e mandíbula.

Ajustes oclusais

Estes sempre se fazem necessários, mesmo ao se finalizar um tratamento com aparelhos ou próteses. É o refino para acertarmos a oclusão e a inter-relação entre os dentes das arcadas.

Aparelhos fixos

Também são utilizados, quando indicados, para melhorar o posicionamento dental. O principal objetivo é restabelecer o equilíbrio da oclusão e da mastigação.