Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia

Atualmente, duas técnicas são utilizadas nos problemas das má-oclusões (mal-posicionamento dentário). São elas técnicas ortodônticas e técnicas ortopédicas.

As ortodônticas atuam sobre os dentes e seu posicionamento nas arcadas, não provocando crescimento e desenvolvimento ósseo, têm ação física e mecânica sobre o movimento dentário. Provocam movimentos dentários, posicionando os dentes sobre as arcadas. São aparelhos fixos.

As técnicas ortopédicas atuam sobre crescimento dos ossos e seu desenvolvimento. Provocam o crescimento das bases ósseas, desta forma conseguindo espaço para os dentes em arcadas ósseas atrofiadas (pequenas) por falta de crescimento e desenvolvimento. Atuam também sobre o posicionamento dental, posicionando os dentes nas arcadas. São aparelhos ortopédicos e removíveis.

Em nossa clínica utilizamos as duas técnicas.

Para as crianças, a mais utilizada é a técnica com aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, com elas conseguimos provocar crescimento e criar espaços para dentes sobre as arcadas.

Nas crianças encontramos uma grande incidência de dentes tortos, bases ósseas pequenas (atrofiadas), problemas respiratórios e fonoaudiológicos. Tais problemas têm origem na falta de estímulo que deveria ocorrer desde o nascimento com a amamentação natural e a mastigação. Nestes casos os aparelhos ortopédicos são mais eficientes pois agem no crescimento e desenvolvimento ósseo.

Já nos paciente adultos, são mais utilizados os aparelhos fixos, cujo objetivo é provocar movimentos e alinhamento dental. O crescimento já cessou ou é muito pequeno.