Dúvidas sobre o tratamento de seu filho

Porque tantas crianças necessitam do uso de aparelhos atualmente

Nas crianças encontramos uma grande incidência de dentes tortos, bases ósseas pequenas (atrofiadas), problemas respiratórios e fonoaudiológicos. Tais problemas têm origem na falta de estímulo que deveria ocorrer desde o nascimento com a amamentação natural e a mastigação.

Nossa alimentação atual é pobre de estímulos; os alimentos são em geral moles e não precisam ser triturados para serem digeridos. Nosso Sistema Mastigatório foi programado originalmente para mastigar alimentos duros e fibrosos e por meio da mastigação exercitá-lo com a finalidade de desenvolvê-lo. Infelizmente, pela falta de estímulo (mastigação adequada), acabamos tendo tantas crianças com problemas de falta de espaço para os dentes, bases ósseas (maxila e mandíbula) pequenas e mau posicionamento dental.

Com os aparelhos ortopédicos e sua atuação no crescimento e desenvolvimento ósseo, agimos sempre preventivamente no período em que os pacientes têm grande potencial de desenvolvimento – quando estão crescendo. A colocação dos aparelhos nesta fase é importantíssima, pois assim estaremos “acompanhando a correnteza do rio” e atuaremos estimulando o crescimento com a natureza nos auxiliando.

Mais tarde, ao cessar o crescimento (dentição permanente), não conseguiremos mais interferir. Ao deixarmos a atuação para esta fase (tardia), o crescimento estará cessado, e teremos então instaladas bases ósseas pouco desenvolvidas, sem a possibilidade de estimular crescimento e sem possibilidade de espaço para os dentes. Com esta situação, em muitos casos se lançam mão de extrações dentárias que seriam absolutamente desnecessárias se tivéssemos iniciado o tratamento mais cedo.

Posto isso, utilizamos e indicamos tratamentos sempre o mais cedo possível, e em crianças apenas aparelhos ortopédicos removíveis, procurando agir no crescimento das bases ósseas e posicionamento dentário, dando condições a um bom equilíbrio mastigatório, com consequentedesenvolvimento equilibrado.