Mordida cruzada

É um dos principais problemas que encontramos como consequência do desequilíbrio do Sistema Mastigatório. O paciente com mordida cruzada mastiga sempre do lado em que ela está cruzada.

Existe uma relação normal e equilibrada entre as arcadas superior e inferior (maxila e mandíbula). A maxila deve estar sobre a mandíbula. Se a relação está alterada, com a maxila estando com oclusão inversa, estaremos então diante de uma mordida cruzada.

Sendo ela unilateral (é a que encontramos na maioria dos casos), podemos dizer que o indivíduo só mastiga do lado que a mordida está cruzada, o que compromete todo o desenvolvimento e crescimento.

Haverá uma tendência a um desenvolvimento assimétrico, alterando o crescimento ósseo, o desenvolvimento muscular, a formação de articulações e o posicionamento dental.

Devemos sempre agir o mais cedo possível impedindo desta forma que a boca continue a se desenvolver assimetricamente, dando condições para que se desenvolva normal e igualmente dos dois lados.

As mordidas cruzadas em crianças com dentes de leite podem ser corrigidas por um procedimento chamado pistas diretas Planas, que resolve o problema com um pequeno número de sessões e sem o uso de aparelhos.

Passada a fase dos dentes de leite, sua resolução é feita por meio de aparelhos e é muito mais demorada.