Dores de Cabeça

Tratamentos para as Disfunções Temporomandibulares (DTMs), conhecidas como problemas nas Articulações Temporomandibulares (ATM).

Nos tratamentos de dor orofacial (dor de cabeça) e da Disfunção Temporomandibular (DTM) o objetivo é restabelecer o equilíbrio funcional, eliminando traumas sobre as estruturas que compõem o Sistema Mastigatório, provocando o reequilíbrio funcional.

Normalmente as principais queixas dos pacientes são dores de cabeça, dor na cabeça na parte acima do ouvido, dor no ouvido, zumbido no ouvido, dor na Articulação Temporomandibular, dores musculares na face, cansaço na face, cansaço ao mastigar os alimentos, dor na nuca, diminuição de abertura de boca etc. Diferentes abordagens de tratamento são realizadas, dependendo do caso que apresenta o paciente.

Para nós, as causas principais para esses problemas têm origem na oclusão, principalmente na oclusão dinâmica ou mastigação.

Deve-se analisar a boca em oclusão estática, quando o paciente abre e fecha a boca, e também nos movimentos laterais, de mastigação. Estes últimos são os mais importantes e são executados em movimentos laterais.

A Reabilitação Neuro-Oclusal tem como principal objetivo o equilíbrio do Sistema Mastigatório e da oclusão e mastigação.

O lado de preferência da mastigação deve ser analisado, através do ângulo funcional mastigatório.

Quando é identificado algum problema em relação à mastigação e ao lado mastigatório, pode-se proceder, por meio de uma intervenção simples, à alteração da situação encontrada e deve-se equilibrar a mastigação, dando ao paciente condições de mastigar dos dois lados.